terça-feira, 26 de junho de 2018

A COMPOSIÇÃO COMO PRÁTICA REGULAR EM CURSOS DE MÚSICA *


CONTEXTUALIZANDO

1.     Como a música – a composição musical, é entendida e tratada nos currículos das universidades e conservatórios?

·    Concepção de música que prevalece – origem histórica conhecida, relacionando-se com a musicologia na Europa (Alemanha), do século XIX;
·    Esse meio acadêmico + estética do Romantismo + divulgação literária e artística dos países europeus = tradição clássica ð “herança musical universal” ð experiência musical x ensino formal;
·    É importante considerar os outros tipos de música na educação formal?


2.     Como vemos a composição musical?

·  Na cultura dos cursos de música ð a atenção sobre o produto acabado;
·  Paradigma: privilegiar um repertório de “grandes obras”, assinadas por “grandes mestres”;
·  O estudo dos processos de criar música ð condicionado as disciplinas de um curso de composição, ou as disciplinas introdutórias ou de interesse geral – contraponto, harmonia e análise – exclusão da criação;
·  Pode a prática da composição permear os estudos musicais, conectando esses estudos?


ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA SISTEMÁTICA DE COMPOSIÇÃO, APLICADA ÀS VÁRIAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO E COM REFERÊNCIA EM DIVERSOS TIPOS DE MÚSICA

·  Compor regularmente – sejam frases, seções ou músicas completas, fazendo uso dos conteúdos que estão sendo pesquisados;

·  Conectar diferentes áreas de estudo pelas composições de estudantes: possibilita verificar os resultados do aprendizado em mais de uma situação musical;

·  Constante relação entre educação musical e contexto cultural geral  em que ela acontece – gera a participação criativa do estudante como um elemento motriz de sua formação – ‘músicas’ de contornos flexíveis e locais;

·  Desmistificar o estudo de música e a prática da composição – uma perspectiva equiparada, não hierárquica, das músicas – este enfoque envolve pesquisa, crítica e intercâmbio, tanto para estudantes, como para professores.



* SILVA, José Alberto Salgado e. A composição como prática regular em cursos de música. DEBATES, nº 4. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Unirio. P.95-108.

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