domingo, 19 de maio de 2013

VOLTAMOS!!! "REINAUGURANDO O BLOG"


Minha última postagem neste Blog foi em 2010 e de lá pra cá muitas coisas aconteceram na minha vida... E o que me traz de volta é principalmente, o meu retorno a escola, ou seja, voltei a exercer minha função de professora, após nove anos na gestão educacional. Uma grande experiência, sem dúvida, que me abriu um leque de possibilidades a partir das inúmeras experiências na administração pública educacional. Mas tudo tem seu tempo e uma vez professor, eternamente professor, pelo menos é o que sinto. Precisava muito desse retorno as bases.

E para completar ainda mais essa positiva retroalimentação, estou este ano desenvolvendo um trabalho como Professora na Biblioteca Escolar, onde tenho enfatizado a “Contação de Histórias” e é claro, com muita MÚSICA. Isso tem me levado a retomar minhas pesquisas e estudos na área, pois trabalho com mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e o que mais me aproximou deles são as músicas que canto e toco em meio as histórias. Como é bom ouvir eles cantarolando pelos corredores, pátios e na sala de aula as músicas que fluem em meio aos textos literários, aos “causos”, casos, contos e recontos...

Outra inquietação é o que também tenho vivenciado como Supervisora Pedagógica, que de certa forma, está relacionado com minha última postagem em 2010 – a necessidade cada vez mais pertinente de qualificação dos profissionais da educação, para que as diretrizes e bases da educação possam realmente ser cumpridas naquilo que preconizamos no currículo escolar e que priorizamos como imprescindível na formação dos nossos alunos. O ensino da música tão falado na Educação Infantil e garantido legalmente na educação básica, como realmente está? Este ensino generalista ou especializado?

Assim, reinauguro este diálogo, este espaço de reflexão, pesquisa, estudo, debate e discussão sobre Educação Musical

Nenhum comentário: