Minha última postagem neste Blog
foi em 2010 e de lá pra cá muitas coisas aconteceram na minha vida... E o que
me traz de volta é principalmente, o meu retorno a escola, ou seja, voltei a exercer
minha função de professora, após nove anos na gestão educacional. Uma grande
experiência, sem dúvida, que me abriu um leque de possibilidades a partir das
inúmeras experiências na administração pública educacional. Mas tudo tem seu
tempo e uma vez professor, eternamente professor, pelo menos é o que sinto.
Precisava muito desse retorno as bases.
E para completar ainda mais essa positiva
retroalimentação, estou este ano desenvolvendo um trabalho como Professora na
Biblioteca Escolar, onde tenho enfatizado a “Contação de Histórias” e é claro,
com muita MÚSICA. Isso tem me levado a retomar minhas pesquisas e estudos na
área, pois trabalho com mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
e o que mais me aproximou deles são as músicas que canto e toco em meio as
histórias. Como é bom ouvir eles cantarolando pelos corredores, pátios e na
sala de aula as músicas que fluem em meio aos textos literários, aos “causos”, casos,
contos e recontos...
Outra inquietação é o que também tenho
vivenciado como Supervisora Pedagógica, que de certa forma, está relacionado
com minha última postagem em 2010 – a necessidade cada vez mais pertinente de
qualificação dos profissionais da educação, para que as diretrizes e bases da
educação possam realmente ser cumpridas naquilo que preconizamos no currículo
escolar e que priorizamos como imprescindível na formação dos nossos alunos. O
ensino da música tão falado na Educação Infantil e garantido legalmente na
educação básica, como realmente está? Este ensino generalista ou especializado?
Assim, reinauguro este diálogo,
este espaço de reflexão, pesquisa, estudo, debate e discussão sobre Educação
Musical
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