sábado, 25 de maio de 2013

ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL


Aconteceu em Leopoldina, de 22 a 24 de maio, o "1º ENTRE ASPAS - Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial". Além das palestras e oficinas, o evento contou com exibição de filmes e lançamento de livro, com destaque para o livro "O Planeta Diário: rodas de conversa sobre quadrinhos super-heróis e teologia" de Iuri Andréas Reblin.

Por iniciativa e empenho da Professora de História  Natânia Nogueira, que não mede esforços junto aos demais pesquisadores para a realização dos eventos alusivos ao tema, podemos dizer que Leopoldina tem sido referência para o público e pesquisadores que apreciam a Arte Sequencial e em especial as Histórias em Quadrinhos, sendo que em 2012 foi realizado na cidade o "I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial", com o objetivo de reunir a cada dois anos pesquisadores de várias partes do Brasil, cuja temática em debate será, por excelência a Arte Sequencial como objeto da pesquisa acadêmica. Natânia é também criadora da GIBITECA da EM Judith Lintz Guedes Machado de Leopoldina, primeira gibiteca do município e região. Inaugurada em 2007 o espaço possui hoje um acervo de mais de 6.000 HQs e é referência para as demais escolas  com uma fama que rompeu os muros escolares e as divisas municipais.

Fruto desse trabalho foi a criação da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), com sede em Leopoldina e que, sendo um entidade científica de natureza interdisciplinar sem fins lucrativos que visa à produção, ao intercâmbio e à divulgação de conhecimento científico acerca de Arte Sequencial, seu impacto e seus usos possíveis, tem como principal compromisso o desenvolvimento de novos saberes que integrem, promovam e qualifiquem o conhecimento sobre Arte Sequencial no Brasil.

Segundo referência dos pesquisadores, na segunda metade do século XX, Will Eisner criou o conceito Arte Sequencial para "definir a narrativa tradicionalmente conhecida através das histórias em quadrinhos, animação e cinema, sendo um conceito O conceito vai além da forma de escrever os roteiros das histórias, passa também pela forma como a narrativa é apresentada graficamente".

Tendo como objetivo central reunir profissionais, professores, estudantes e pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento e das mais diferentes instituições de ensino do país para o intercâmbio de pesquisas, estudos e experiências sobre a Arte Sequencial, o 1º Entre ASPAS buscou ainda socializar a experiência pedagógica no uso da Arte Sequencial em diferentes contextos, além de discutir o poder de representação simbólica e valorativa da da Arte Sequencial.

Que mais eventos como este possam acontecer, reunindo pessoas que acreditam na arte como possibilidade de construção de um mundo melhor.

Nenhum comentário: