domingo, 26 de maio de 2013

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DEFENDE LEI VIA PROFISSIONAIS DA MÚSICA

Aconteceu nos dias 22 e 23 de maio o "1º Encontro Internacional de Educação Musical", realizado pelo Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música (GAP), o Fórum de Ciências e Cultura e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o objetivo de construir uma proposta viável de implementação efetiva da Lei 11.769/2008, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica e pressionar os governos para o cumprimento da mesma.

Destaques do evento, a fala do diretor da Escola de Música da Rocinha, Gilberto Figueiredo que ressaltou a formação cidadã através da música; e o alerta de Juana Nunes, diretora de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, demonstrando por dados do Censo Escolar que hoje temos 70% das escolas com algum tipo de disciplina de arte e educação musical sendo ministrado por professores de outras áreas - o que compromete consideravelmente a qualidade do ensino e até mesmo o próprio objetivo dessas disciplinas no currículo.

Como exemplo de sucesso no evento, o Município de Barra Mansa, que desenvolve um projeto de "desenvolvimento musical', que teve início com 600 alunos e hoje já atende a todas as escolas municipais, chegando a 22.000 crianças e adolescentes atendidos.

Felipe Radicetti, músico, integrante do GAP  e coordenador executivo do evento falou do relançamento da campanha "Quero Educação Musical na Escola", expandindo a "mobilização para a rede, a fim de sensibilizar o interesse público pelo efetivo funcionamento da lei", afirmou o músico.

Há muito o que mobilizar sim, de forma coordenada, sem esgotar o debate público e governamental, os desafios ainda são muito, assim como também muitos são os entendimentos em relação ao trabalho com música nas escolas, sendo que em educação, ainda estamos a discutir prioridades...

Fonte: Jornal do Brasil/Cultura 26 de maio de 2013 (www.jb.com.br)

Um comentário:

Unknown disse...

Prezados

Gostaria de Parabenizaar toda as pessoas que estiveram a frente deste encontro. As discussões fizeram com que se iniciasse os mecanismos necessários para diminuir algumas distãnias notórias no futuro. A interação dialógica presente foi algo inédito e mostrou-se que não há como não ser um processo a ser trabalhado por acordos e negociações "eternamente".

att

Professor Vicente Estevam