terça-feira, 29 de abril de 2008

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MUSICAL

Quando falamos em Educação, pressupomos estudos sobre desenvolvimento e a aprendizagem humana. Seria ingenuidade ou até mesmo irresponsabilidade dos Educadores Profissionais, não buscarem o conhecimento em relação aos processos de construção do saber, seja em qual for a área da aprendizagem.
Não desconsideramos o aspecto intuitivo do processo e a chamada aptidão para o ofício, onde muitos vão chamar de vocação, talento, dom para a profissão. Mas este é apenas um dos elementos que vão integrar o conjunto de competências do Professor/Educador Profissional. Podemos resumir essas competências em três elementos básicos e fundamentais, constitutivos da Ética do Educador:
  1. Competência Humana;
  2. Competência Técnica;
  3. e o Acreditar e Agir.

E o que dizermos do Educador Musical? Muitas vezes, vamos encontrar neste profissional muito talento musical, muita intuição para a condução do processo, mas pouco conhecimento sobre processos de desenvolvimento da aprendizagem ou da didática musical. É comum encontrarmos profissionais que usam como referência, sua restrita experiência como aprendiz aliada a prática diária como professor, num fazer constante que passeia entre repertórios, livros/métodos tradicionais, sugestões de exercícios técnicos, onde alternam conteúdos, quantidade destes numa determinada linha de tempo. Mas tudo isso sem uma fundamentação teórica, que aponte para os reais objetivos deste fazer e da compreensão da dimensão do processo de construção da aprendizagem artística e musical.

Como aprendemos música? Como funciona nossa mente em relação à inteligência artística e musical? Como se dá o processo de cognição da arte? Para as respostas em relação a essas perguntas e tantas outras mais, temos que partir da compreensão do processo de desenvolvimento humano, os níveis e etapas de construção do conhecimento no homem, que apontam para o nosso pensar, as nossas elaborações mentais a partir das nossas interações e sócio-interações. Assim, são referências para nós as teorias clássicas, os estudos de Piaget, Vygotsky, Gardner, entre outros. Como também toda a teoria das Inteligências Múltiplas.

No campo específico da Educação Musical, é expressivo o trabalho desenvolvido pelo educador inglês Keith Swanwick, principalmente por considerar uma base epistemológica que destaca o desenvolvimento e a construção do conhecimento em etapas sucessivas e contínuas. Referência para muitos pesquisadores da atualidade, Swanwick conseguiu organizar em sua teoria, o que muitos de nós considerávamos de forma intuitiva na aprendizagem musical, fundamentando em bases científicas o processo de criação, execução, apreciação, técnica, sem fragmentação, num contínuo desenvolvimento.

Para uma melhor compreensão do estudo de Swanwick, sugiro a leitura do texto encontrado em: http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=756&procura=Swanwick, que resume de forma prática a idéia central de sua Teoria Espiral, considerando ainda como relevante para a prática do Educador Musical, a proposta de uma pesquisa mais completa e detalhada de seu trabalho.

Profª Claudia Conte dos Anjos Lacerda

Prática de Ensino/Licenciatura em Música/Unincor-Leopoldina

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