quinta-feira, 30 de outubro de 2008

1ª MOSTRA DOS CONSERVATÓRIOS ESTADUAIS DE MÚSICA DE MINAS GERAIS

Dos dias 21 à 31 de outubro de 2008, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, promove a 1ª Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais.

Com o título: "HÁ MÚSICA EM MINAS: DAS SALAS DE AULA ÀS SALAS DE ESPETÁCULO", a Mostra tem por objetivo divulgar a produção artística dos Conservatórios estaduais de Música e promover o intercâmbio de idéias e propostas de educação musical entre os participantes. Na programação das atividades, que acontecem no Instituto de Educação em Belo Horizonte, além das apresentações a noite, durante o dia os Conservatórios ministram Oficinas e Palestras, com temas variados na Educação Musical. Estão previstos dois Conservatórios a cada dia, com uma média de quatro a cinco apresentações.

Na abertura do evento, dia 21, os Conservatórios Lia Salgado (de Leopoldina) e Lorenzo Fernândez (de Montes Claros), fizeram a festa com brilhante apresentação. O Conservatório de Montes Claros apresentou uma Big Band e o Grupo de Dança Folclória Zabelê. O Conservatório de Leopoldina, com vários professores/alunos do nosso Curso de Licenciatura em Música da UninCor/Leopoldina, apresentou a Orquestra de Flauta Doce, um trabalho com as crianças do Conservatório, do Ciclo Intermediário ao Complementar, com repertório diversificado, sob a regência da Profª Cristiane Gonçalves, num trabalho integrado dos demais professores da área e também apresentou a Leopoldina Experimental Orquestra, com repertório e arranjos interessantes, sob a regência da Profª Denise Vidon , com os alunos do Curso Técnico. Ponto alto foi a interação com a platéia que participou ativamente.

Sem dúvida, iniciativas como essa, incentivam o trabalho dos profissionais e a produção artística dos Conservatórios de Música, mostrando o valor educacional e cultural dessas escolas em seus municípios.

Nenhum comentário: