domingo, 15 de março de 2015

OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO NOSSO CÉREBRO

É gratificante quando a ciência comprova aquilo que vivenciamos, que sentimos e que percebemos em nós e nas pessoas a nossa volta. Mesmo sem a tecnologia de hoje, nos nossos primórdios, na antiguidade, no passado das grandes civilizações, a música sempre ocupou lugar de destaque, com o merecido reconhecimento de sua influência em nossas vidas. Vamos encontrar esta significância inclusive nas lendas da mitologia grega ou em mitologias africanas e indígenas. Lembrando, por exemplo, o que nos conta a lenda da "Lira de Orfeu", em que Orfeu, após ganhar de seu pai Apolo uma lira, torna-se hábil no manejo do instrumento, produzindo através dele as mais belas melodias. Conta a lenda que ele conseguia com sua música, encantar os homens, acalmar as feras e até aplacar a fúria do mar e dos ventos. Vale também lembrar a importância nas antigas guerras, do batalhão que estimulava as tropas com os taróis e cornetas, do qual podemos dizer que herdamos a tradição das bandas e orquestras militares, mantendo a relevância do músico na carreira militar. Em todos os momentos de nossa história vamos encontrar alguma referência a música entre nós, até mesmo em registros mais remotos deixados por nossos antepassados.

E hoje a neurociência traz pra nós a contribuição da constatação científica da ação da música no nosso cérebro. As pesquisas envolvem tanto o ato de ouvir, quanto o ato de executar música. O que ocorre no nosso cérebro, segundo os cientistas, nas vivências musicais não tem comparação nem com outras atividades artísticas ou em atividades esportivas. As pesquisas tem demonstrado que a música é responsável por acionar o maior número de conexões ao mesmo tempo no nosso cérebro. O que antes era perceptível na prática do músico e na educação musical, agora é confirmado pela ciência de forma concreta, através da tecnologia que permite ver em tempo real, toda a movimentação neural que ocorre quando estamos envolvidos em atividades musicais, o que os cientistas tem comparado com um verdadeiro "show de fogos de artifício" acontecendo dentro da nossa cabeça.

No vídeo linkado abaixo (by TED-Ed), podemos entender um pouco dessa importante contribuição da ciência para o Mundo da Música e consequentemente para a Educação Musical.