domingo, 11 de julho de 2010

FESTIVAL DE VIOLA E GASTRONOMIA DE PIACATUBA

Retomando o diálogo, hoje falo de um importante evento que acontecerá nos próximos dias no Distrito de Piacatuba, Município de Leopoldina - o "Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba", do dia 28/07 a 01/08 (ver no site: http://www.festivalpiacatuba.com/).

Há de se considerar como gratificante, todo o conjunto de programação do evento, mas vou neste momento destacar a programação musical. Enfatizo principalmente com minhas observações, a relevância do resgate e valorização da cultura regional, através da música de viola. É de fundamental consideração essa viagem auditiva as nossas raízes, na grandeza e qualidade dessa música, apresentada sensivelmente, muitas vezes numa simplicidade emocionante.

Destaco na programação as apresentações de Almir Sater, Orquestra Feminina de Viola (Que boa idéia!), Chico Lobo, Elomar e todos os músicos que se apresentam concorrendo no Festival, com suas composições e interpretações, sejam da região e do resto do país. Também teremos uma homenagem ao saudoso Pena Branca. Em meio a tantas informações, a tantas músicas da cultura de massa "gritando" em nossos ouvidos diariamente, como não valorizarmos um momento tão purista como este e numa localidade de pitoresca arquitetura, com suas antigas casas, nas ruelas de pedra, com o sentimento de uma comunidade que hoje se orgulha de si, de seus valores culturais. Assim, o Festival, já na sua oitava edição, vem correspondendo ao objetivo proposto, no que foi idealizado por sua produtora Maria Lúcia Braga e cada vez mais concretizado naquela Comunidade e para todos que vem compartilhar do agradável evento.

Outro destaque da programação na área musical, é a Oficina de Percussão, que acontecerá nos dias do Festival entre as demais Oficinas, de culinária, contação de histórias, entre outros. Dessa forma, tem atividades para diferentes idades.

É cultura, é arte educação, sócio-interação, formação humana, desenvolvimento sustentável, é boa música...