quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CHEGADA - CONCLUSÃO DO CURSO - OUTROS TEMPOS

E assim, a turma do Curso de "Licenciatura em Música" da UninCor em Leopoldina, chega ao final do curso no segundo semestre de 2009, vencendo todas as adversidades, os alunos colaram grau (os que ficaram até o final), e hoje seguem o caminho, buscando usufruir da árdua conquista.

Assim também encerra a extensão dessa instituição em Leopoldina. Os professores foram dispensados e essa história acabou por ter começo, meio e fim com dia para começar e terminar, ou seja, a expectativa de que a instituição se firmasse na cidade, inclusive com outros cursos, não se consolidou. E até que mais essa turma de profissionais da Educação Musical venha abrir novas fronteiras, fazendo valer novos espaços na área, a maioria dos que se habilitaram contam com o espaço do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado” para atuarem profissionalmente, mesmo em meio a tantos desencontros administrativos/legislativos do sistema educacional, que carece equilibrar na medida certa a compreensão do que verdadeiramente é e significa a Educação Musical no desenvolvimento das pessoas, ou ainda, o equilíbrio entre as interfaces da música enquanto arte, enquanto cultura e enquanto educação.

Eu tive a oportunidade de participar um pouco dessa história, de quando em Leopoldina, por três anos tivemos um curso de graduação em Educação Musical. Prestei meus serviços como Professora de Prática de Ensino até o início do último período do curso. Apesar dos atropelos, não posso dizer que não foi válida a experiência, mas foi principalmente importante pra mim a convivência com as pessoas e com o saber musical, com a possibilidade de mesmo sem muitos recursos e em meio a desmotivação dos alunos, falar de educação musical, construir algum aprendizado nessa área, falar de educação com essas pessoas.

Hoje, depois da decantação dos sentimentos, emoções, pensamentos, eu retomo o diálogo neste espaço interativo, encerrando o que é específico da turma, das aulas, do curso (aos que não sabem, o BLOG funcionou até o ano passado durante minha atuação como professora no referido curso, como recurso pedagógico e divulgação das aulas de Prática de Ensino e da turma) e agora reinaugurando esse espaço como ambiente aberto a todos aqueles que querem dialogar sobre Música, Educação Musical, sobre Arte-Educação. Para que possamos cada vez mais disseminar idéias, contribuir para que a Educação Musical seja cada vez mais presente na formação e desenvolvimento das pessoas. Que a vida humana seja plena em todos os seus sentidos, porque a música faz parte dessa plenitude.

A proposta então é continuar falando de Educação Musical, sem limites de escolas, instituições e sistemas, mas contribuir com o desenvolvimento dessa área, desse conhecimento, dessa ação, desse movimento em nossas vidas.

Sobre as possibilidades para Leopoldina, em relação a outros cursos nessa área, ficaremos na expectativa das boas notícias sobre a vinda de um campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que a princípio traz a proposta da instalação do curso de Pedagogia como chave para abrir as portas para demais outros, inclusive a Licenciatura em Música (curso este que a UEMG já oferece em Belo Horizonte). Também sobre esse projeto, o mesmo está sendo direcionado para que a Universidade se instale junto a Escola Estadual “Sebastião Silva Coutinho”, o Polivalente, que com um prédio amplo, com grandes salas e grande extensão de terra, está atualmente subutilizado, pois a Escola Estadual não utiliza todo seu espaço. A proposta é mais interessante ainda porque há também o projeto de construção da sede do Conservatório de Música, ao lado da Escola “Polivalente”, no que seria o campo de futebol da escola, também em desuso. Conjugar atendimentos escolares em diferentes níveis e modalidades configura como um grande ganho para a comunidade e amplia a possibilidade de projetos outros no futuro, como também, produtivas parcerias.

Mas além dessa expectativa futura, é bom que a população leopoldinense não se esqueça que na cidade temos um dos doze Conservatórios Estaduais de Minas Gerais, oferecendo cursos em formação de nível técnico, com ênfase em canto e demais instrumentos musicais, que atende sem limites de idade, das crianças de seis anos até a terceira idade, uma escola inclusiva, que se mantém há mais de cinqüenta anos com as portas abertas à Comunidade, fazendo história e fazendo parte da história da vida de muitos, com muito som, emoção e calor humano. Além dos cursos do currículo formal, o Conservatório promove durante o ano, cursos livres, oficinas, palestras com músicos de renome, concertos e apresentações diversas.

Procuremos nós, valorizarmos o que temos de bom no município! E é participando, se fazendo presente, que contribuímos para que esses serviços e espaços fiquem cada vez melhores e mais abrangentes, abrindo para novas possibilidades...