sexta-feira, 14 de agosto de 2009

NA LINHA DE CHEGADA

Iniciando o segundo semestre de 2009, estamos na último período da Licenciatura em Música na UninCor/Leopoldina. Podemos dizer que é a "Linha de Chegada", mas essa expressão nos leva a perguntar: Estamos chegando aonde?

É importante que ao final do curso, os alunos façam essa reflexão. O que estão concluindo, como estão concluindo e o que essa conquista os proporcionará? É tempo de acertar os últimos ponteiros, afinar melhor essa ou aquela corda, aprofundar um pouco mais, melhorar a performance e consolidar a aprendizagem, os conhecimentos que acumulartam no decorrer da caminhada.

Mas também é importante considerar que, todo final de etapa, de ciclo, é início de nova jornada, é uma nova porta que se abre e novos compromissos a ssumir, pois todo conhecimento adquirido, sistematizado, consolidado, faz de nós responsáveis por essa conquista, como mais um novo Guardião desse conhecimento, e conhecimento é para ser aplicado e partilhado e compartilhado.

Em especial, na Prática de Ensino, estamos no 6º módulo, que culmina com a execução dos Projetos de Pesquisa propostos pelos alunos e a exposição desse aprofundamento pedagógico através dos Trabalhos de Conclusão. Melhor ainda se conseguirmos consolidar toda essa busca investigativa, através das práticas educaionais na música.

Como elemento agregador, o conteúdo de Metodologia da Educação Musical, já objeto de estudo da turma no decorrer dos períodos anteriores e que depois de todo esse alinhavo, pode ser arrematado com mais clareza na costura final do manto sonoro que viemos tecendo nesses anos.

Que venham todos munidos de disposição, boa vontade, curiosidade e amor!!!